sábado, 11 de maio de 2013

Massa Choux - Profiteroles


Esta é uma receita que apenas me aventurei a fazer após ter a minha Bimby, e desde aí fiquei fã e todos adoram.
Leva o seu tempo a preparar, mas vale muito só pelo prazer de estarmos a comer e a partilhar uma coisa que foi feita por nós.

Receita feita na Bimby/Thermomix

Ingredientes:
160g farinha
250g água
100g manteiga
1 colher chá de sal
1 pitada de açúcar
4 ovos

Preparação:
Pese a farinha e reserve. No copo coloque a água, a manteiga, o sal, o açúcar e programe 5 minutos, 100ºC, Velocidade 1. Junte a farinha de uma só vez e programe 15 segundos, velocidade 4. Retire o copo da base e deixe a massa arrefecer 20 minutos.
Bata os ovos à parte, e com a Bimby em funcionamento na velocidade 4, adicione-os através do bocal da tampa. Coloque a massa dentro de um saco pasteleiro (quando não tenho utilizo um saco de congelação) e deixe repousar durante 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180ºC e entretanto faça pequenos montes de massa, separados uns dos outros, num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Reduza a temperatura para 160ºC e leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos até ficarem dourados.
Deixe os choux arrefecerem dentro do forno, apenas com uma pequena abertura da porta do forno, auxiliando-se de uma colher de pau (como na imagem). Assim não vai correr o risco de eles baixarem e ficarem achatados.
Por fim só falta recheá-los, que tanto pode ser um creme salgado como pode ser doce.

Siga a minha sugestão de Profiteroles com Creme de Morango.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Um Piscar de Olhos para Ti que vieste Aqui!
Teresa Deodato