domingo, 19 de maio de 2013

Bacalhau em cama de Migas com Batata



Um prato de bacalhau sabe sempre bem cá em casa e este então é um dos eleitos que volta não volta faço, apesar de sujar alguma loiça, mas isso é um pormenor à parte.

Torna-se um prato mais rápido de fazer, se tiver broa de reserva já desmiolada e congelada, se usar feijão frade já cozido e se cozer o bacalhau em primeiro para dar tempo de arrefecer um pouco para depois poder escolhê-lo de espinhas e peles.

Como fazer e qual a ordem de tarefas?
Primeiro coze duas postas de bacalhau em água quente com uma folha de louro sem o pauzinho e dois alhos entalados. Para poupar gás ou energia, eu costumo desligar após uns cinco minutos de já estar a ferver e deixo por mais uns quinze minutos com o tacho tapado.
Entretanto arranje uma couve pequena, cortando-a em tirinhas, depois leve-a a ferver em água temperada com sal.
Descasque também umas 5 batatas médias, corte-as em rodelas e leve-as a cozer num tacho à parte também com água e sal.
Enquanto as batatas e a couve cozem, escolha o bacalhau de peles e espinhas e desfaça-o em lascas.
Em seguida, prepare uns 5 dentes de alho, coloque uma quantidade generosa de azeite numa frigideira (cerca de 100 a 150ml), deite os alhos picados no azeite até dourar (com cuidado para não deixar torrar), depois adicione a broa ( 150g +-) e vá mexendo em lume brando. Entretanto escorra a couve e junte-a juntamente com uma latinha pequena de feijão frade já escorrido. Misture muito bem e tempere com sal (se gostar também pode colocar um pouco de pimenta). As migas já estão prontas.
Escorra as batatas já cozidas.
Por fim prepare duas cebolas cortadas em meias luas e leve a fritar em azeite suficiente para cubrir o fundo da frigideira. Quando as cebolas já estiverem moles e a começar a dourar acrescente uma colher de chá de colorau e envolva bem.
Já temos os nossos ingredientes todos prontos, falta apenas empratar, colocando primeiro as migas, depois as batatas, de seguida o bacalhau em lascas e por fim a cebola com o azeite de colorau.

Espero que gostem da minha sugestão. Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Um Piscar de Olhos para Ti que vieste Aqui!
Teresa Deodato