domingo, 29 de setembro de 2013

Conservas Nero - Novo Parceiro


É com muita alegria que vos apresento o novo parceiro do meu Blogue: Conservas Nero

Brevemente irei apresentar-vos novas iguarias com mais um produto Português, de Qualidade e de Excelência!

Deixo-vos também a História desta Empresa que também poderão encontrar na sua página do Facebook: https://www.facebook.com/conservas.nero

HISTÓRIA DAS CONSERVAS NERO
 
Nos finais do séc.XVII, em 1680, a família Nero de origem italiana, vem para Portugal, instala-se em Sesimbra para produzir peixe salgado, seco, prensado enviando esses produtos para Espanha e Itália, actividade que manteve até 1926.

Em 1912 Amadeu Henrique Nero, com apenas 23 anos de idade, seguindo a tradição familiar, funda em Sesimbra a sua primeira fábrica de conservas em lata. Em 1926 desiste das salgas que vinham das gerações anteriores e dedica-se exclusivamente às conservas em lata.
Em 1930 ganha a medalha de prata na Exposição Regional de Setúbal e em 1938 o atum Catraio que ainda hoje se mantém, é referenciado no jornal “ O Cezimbrense” como uma iguaria natalícia.
Em 1944 a produção é transferida para Matosinhos e em 1958 são inauguradas as novas instalações, construídas de raiz e consideradas como as mais evoluídas, naquela época.
Nos anos 60 é adquirida a fábrica Nacional de Conservas em Setúbal que teve origem em Sesimbra nos finais do séc.XIX. Nos anos 70 a fábrica de Setúbal foi vendida, mantendo-se apenas a fábrica de Matosinhos.
Em 1989, a família ia decide vender a fábrica de Matosinhos, tendo os novos proprietários mudado a sua designação. 
Durante estes anos, de 1912 a 1989, a empresa foi essencialmente exportadora para a Europa, Estados Unidos e vários países asiáticos.
Em 1992, arranca no Montijo uma pequena unidade construída de raiz fechou em 1996 ( entre o início deste projecto em 1989, construção, arranque da laboração e fecho em 1996, encerraram nesse período mais de 20 fábricas em todo o país)
Em finais de 2010, as Conservas Nero, regressam a este sector da indústria, resgatando as velhas marcas Catraio, Georgette e Naval, contratando a sua produção em fábricas portuguesas. Actualmente os produtos das conservas Nero são: o atum Catraio, o bacalhau e carapaus Naval, as sardinhas Georgette os filetes de peixe espada preto de Sesimbra, uma novidade lançada no mercado em Maio de 2011, muxama e bottarga de atum Catraio, anchovas em vinho moscatel do Douro outra novidade lançada em Abril de 2012.

1 comentário:

  1. Olá....
    Muitos parabéns pela a tua nova parceria.... Tu mereces ;)......
    Beijocas
    Leonor
    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Um Piscar de Olhos para Ti que vieste Aqui!
Teresa Deodato