quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Cheesecake de Ameixa e Vinho do Porto

Foi na Página de Facebook Portuguese Food Blogs, uma página que partilha o que de melhor se faz e se apresenta nos Blogs Portugueses, que encontrei esta receita publicada do blog basta cheio.
Achei uma excelente ideia e alternativa para usar as ameixas, que muitas vezes abundam nas árvores e lindas chamam por nós para as comermos simples ou de forma criativa e envolta noutros sabores.



Ingredientes:100 gr de bolacha maria (ou outra a gosto) - 3 colheres de sopa de manteiga amolecida ou líquida - 250 gr de requeijão - 100 gr de queijo creme (usei Philadelphia) - 100 gr de açúcar - 2 ovos grandes - 1 colher de sopa de amido de milho (Maizena) - Raspa de 1/2 limão
Para a cobertura: 12 ameixas descaroçadas - 1 pau de canela - 3 colheres de sopa de vinho de porto - 3 colheres de sopa de açúcar

Preparação: Comece por preparar a cobertura, cortando as ameixas ao meio e leve num tacho ao lume com o pau de canela e o açúcar. Deixe cozinhar durante uns 5-6 minutos, sem mexer muito. Adicione o vinho do porto e deixe cozinhar mais 2 minutos. Retire do lume, deixe arrefecer e reserve no frigorífico.
De seguida triture muito bem a bolacha, junte a manteiga e envolva bem.
Forre o fundo e um pouco das laterais de uma forma de aro amovível com a bolacha, pressionando bem.
Para que seja mais fácil de retirar posteriormente, coloquei um circulo de papel vegetal no fundo, antes de forrar com o preparado de bolacha.
Leve ao frigorífico cerca de 30-40 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Bata o queijo creme durante 4-5 minutos, junte o requeijão e o açúcar e bata mais 5 minutos aproximadamente, até resultar num preparado homogéneo e cremoso.
Sem parar de bater adicione os ovos, um a um, seguindo-se a raspa de limão e o amido de milho. Bata mais 2 minutos a baixa velocidade.
Leve ao forno cerca de 35-40 minutos até o creme ficar firme e cozido.
Retire do forno e deixe arrefecer.
Leve ao frigorífico umas 3 a 4 horas ou deixe de um dia para o outro.
Na hora de servir, desenforme e cubra generosamente com o preparado das ameixas.

Nota: As ameixas deverão ser um misto de madurinhas e mais firmes, para que a cobertura possa ter bastante molho mas também algum fruto inteiro.



3 comentários:

Um Piscar de Olhos para Ti que vieste Aqui!
Teresa Deodato