sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Pizza à Carbonara

Sexta-Feira!!!
Dia de Pizza cá em casa!


A massa é feita cá em casa na Bimby/Thermomix, mas se não tem essa possibilidade pode comprar já feita.

Adoro uma Carbonara! Então pensei, porque não em versão Pizza?
Digo-vos, é de comer e chorar por mais!

Utilizei os seguintes ingredientes para 2 pizzas:
200g de natas consistentes (gordas)
1 embalagem de 150g de bacon
200 a 300g de queijo mozarella
2 ovos

Preparação:
Estique a massa e disponha nas duas formas de pizza. Coloque as natas espalhado uniformemente por toda a base de cada pizza. Disponha todos os outros ingredientes, tendo o cuidado de colocar um ovo no meio de cada pizza.
Leve ao forno a 220 ºC por 20 a 30 minutos.


sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Bolo de Limão

Hoje deixo-vos uma sugestão que dá para todas as ocasiões, mas talvez especialmente para o fim de semana que se aproxima.
Fica pronto num instante e será a delícia da casa ou mesmo de alguém que possa aparecer. :)

No momento de servir levou um toque especial que o tornou húmido e único para adultos. ;)
Porque será?
Eu digo, reguei a fatia com um cálice de Licor de Limão Chocolicor!


Podem visitar a página e efetuar a vossa encomenda e chegará comodamente ao destino que pretenderem, vejam aqui é fácil e tem muitas variedades de Licores, cada um melhor que o outro.


Já viram, é Lindo tanto de um lado como do outro! :)
Bem, mas agora vamos à receita.

Ingredientes: 200g de manteiga líquida ou amolecida - 200g de açúcar - 4 ovos - 200g de farinha - Uma pitada de sal Tavira Rui Simeão - 1 colher de chá de fermento em pó - Sumo e raspa de 1 limão

Preparação: Numa taça, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Adicione os ovos, um a um, Só adiciona o ovo seguinte quando o anterior estiver completamente uniformizado na massa. Continue a bater até fazer bolhas.
Peneire a farinha e adicione ao preparado. Acrescente o sal, a raspa e o sumo do limão. Por fim acrescente o fermento e misture até obter uma massa homogénea.
Unte com manteiga e peneire com farinha uma forma de bolo ao seu gosto.
Leve a cozer ao forno a cerca de 180º C e durante aproximadamente 45 minutos.
Teste com um palito para ver se está bem cozido.


Desejo Um Ótimo Fim de Semana Doce e Reconfortante!

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Feijoada de Lulas

Este é um prato bem apetitoso e atrativo que faço com alguma frequência cá em casa.
Tenho de agradecer mais uma vez aos meus parceiros Arroz Bom Sucesso Orivárzea, Compal da Horta e Sal Tavira Rui Simeão, pois sem eles este prato não teria todo o sabor e qualidade de excelência!


Ingredientes: 500g de lulas cortadas - 1 chouriço corrente cortado em cubinhos - 1 lata pequena de feijão encarnado Compal da Horta - 2 cenouras cortadas em rodelas - 4 a 5 colheres de sopa de Compal da Horta Refogado (tomate, azeite, cebola e oregãos) - 1 copo de vinho branco - 1 tigela de arroz agulha Bom Sucesso - 1 fio de azeite - 3 dentes de alho - 2 tigelas de água quente - Sal Tavira Rui Simeão q.b.

Preparação: Num tacho coloque o refogado, o vinho, as lulas, as cenouras e o chouriço regados com água quente até todos os ingredientes ficarem submersos. Tempere com Sal Tavira e deixe cozinhar em lume brando e com o tacho tapado.
Prepare o arroz fazendo um refogado de alho picado com azeite, envolva o arroz deixando fritar um pouco. Adicione as duas medidas de tigela de água quente, tempere com Sal Tavira e deixe cozer.
Quando as lulas estiverem cozinhadas, acrescente o feijão encarnado e deixe ferver um pouco.
Emprate deitando a feijoada caldosa sobre o arroz.


quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Cheesecake de Ameixa e Vinho do Porto

Foi na Página de Facebook Portuguese Food Blogs, uma página que partilha o que de melhor se faz e se apresenta nos Blogs Portugueses, que encontrei esta receita publicada do blog basta cheio.
Achei uma excelente ideia e alternativa para usar as ameixas, que muitas vezes abundam nas árvores e lindas chamam por nós para as comermos simples ou de forma criativa e envolta noutros sabores.



Ingredientes:100 gr de bolacha maria (ou outra a gosto) - 3 colheres de sopa de manteiga amolecida ou líquida - 250 gr de requeijão - 100 gr de queijo creme (usei Philadelphia) - 100 gr de açúcar - 2 ovos grandes - 1 colher de sopa de amido de milho (Maizena) - Raspa de 1/2 limão
Para a cobertura: 12 ameixas descaroçadas - 1 pau de canela - 3 colheres de sopa de vinho de porto - 3 colheres de sopa de açúcar

Preparação: Comece por preparar a cobertura, cortando as ameixas ao meio e leve num tacho ao lume com o pau de canela e o açúcar. Deixe cozinhar durante uns 5-6 minutos, sem mexer muito. Adicione o vinho do porto e deixe cozinhar mais 2 minutos. Retire do lume, deixe arrefecer e reserve no frigorífico.
De seguida triture muito bem a bolacha, junte a manteiga e envolva bem.
Forre o fundo e um pouco das laterais de uma forma de aro amovível com a bolacha, pressionando bem.
Para que seja mais fácil de retirar posteriormente, coloquei um circulo de papel vegetal no fundo, antes de forrar com o preparado de bolacha.
Leve ao frigorífico cerca de 30-40 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Bata o queijo creme durante 4-5 minutos, junte o requeijão e o açúcar e bata mais 5 minutos aproximadamente, até resultar num preparado homogéneo e cremoso.
Sem parar de bater adicione os ovos, um a um, seguindo-se a raspa de limão e o amido de milho. Bata mais 2 minutos a baixa velocidade.
Leve ao forno cerca de 35-40 minutos até o creme ficar firme e cozido.
Retire do forno e deixe arrefecer.
Leve ao frigorífico umas 3 a 4 horas ou deixe de um dia para o outro.
Na hora de servir, desenforme e cubra generosamente com o preparado das ameixas.

Nota: As ameixas deverão ser um misto de madurinhas e mais firmes, para que a cobertura possa ter bastante molho mas também algum fruto inteiro.