sexta-feira, 31 de maio de 2013

Bolo D´Anjo


Penso que o nome deste bolo se deve ao facto de ele ser branco e depois levar uma cobertura dourada como se fosse a sua aureola.

Preparação: 
Separe as claras e as gemas de 8 ovos.
Bata as claras em castelo firme, adicione 1 chávena de açúcar e misture de baixo para cima, acrescente 1 chávena de farinha e 1 colher de chá de fermento e misture da mesma forma.
Leve ao forno a 180ºC, numa forma untada com manteiga e deixe cozer pelo tempo necessário, verificando com um palito se já se encontra cozido.
Prepare o creme, misturando 8 colheres de sopa de açúcar e 8 colheres de sopa de água às gemas. Leve ao lume e mexa sempre até engrossar.
Desenforme o bolo morno e regue com o creme!

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Bifinhos Panados no Forno


Aprendi esta receita com a minha avó e é maravilhosa! Adoro!

Modo de fazer:
Tempere os bifinhos (de peru ou porco) algumas horas antes com vinho tinto ou branco, uns dentes de alho e uma folha de louro.
No momento da preparação, bata um ou dois ovos num prato fundo, noutro coloque pão ralado aromatizado com alho em pó.
Passe cada bife primeiro pelo ovo e depois pelo pão ralado e frite numa frigideira com manteiga.
Coloque os bifinhos num tabuleiro de ir ao forno e por cima de cada um coloque tomate previamente triturado e por fim fatias de queijo ou queijo ralado.
Leve ao forno até corar e sirva com salada de alface com nozes.

Bom Apetite!

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Gelatina Tricolor


Cá em casa todos gostamos de gelatina e desta vez resolvi experimentar como tenho visto na net, mas da forma mais simples.
Utilizei gelatina Tutti-Frutti marca branca, gelatina Ananás Alsa e gelatina Morango Royal. Cá em casa são todas amigas e não é que deram uma combinação lindíssima!!! :)
Para termos este resultado, precisamos de fazer uma de cada vez e deixar que cada uma solidifique a seu tempo e só depois acrescentamos a seguinte já morna, para não derreter a gelatina já formada.
Hum... sabe sempre bem!

terça-feira, 28 de maio de 2013

Cavala Escalada Grelhada

A cavala é um peixe conhecido por ser dos pobres, mas penso que em pouco tempo irá deixar de o ser, pois nas redes sociais já se começa a ouvir falar mais e penso que entretanto a cavala começa a ter a sua devida importância como todos os outros peixes.
Na praia da Vieira, todos os anos os pescadores de arte xávega apanham muita cavala nas suas redes que depois a mandam novamente para o mar e serve de pitéu para as gaivotas, pois não tem grande procura.
Eu comecei a ser exceção pois descobri em casa de uma amiga que a cavala é deliciosa escalada! 


Neste conjunto de imagens mostro como devem fazer para amanhar o peixe.
Passo 1 - Abrir o peixe desde o buraquinho a meio até às guelras.
Passo 2 - Agarrar firmemente as guelras e puxar para baixo de forma a retirar as tripas. Passar por água.
Passo 3 -  Com uma faca, cortar junto à espinha de forma a ficar com o peixe aberto.
Passo 4 - Abrir bem o peixe com as mãos e retirar todas as espinhas que se vêem, de forma a ficar apenas com a espinha principal e lombo.

E pronto, agora é só temperar com sal, fazer umas lindas brasas e grelhar as nossas cavalas.

Acompanho a cavala com batatas cozidas, salada de alface e faço um molho que dá um toque especial a este prato.
Para o molho basta picar uns três a quatro dentes de alho, um raminho de salsa, regar com azeite e vinagre e temperar com sal. Está feito.


Espero que gostem e que comecem a comer cavala como eu!

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Apresento-vos o meu lado de Cake Designer em Ação!


Este foi o primeiro bolo que fiz, depois de ter tido formação em Cake Design com a Eliana Vieira a quem agradeço por me ter aturado.
Foram momentos muito engraçados com pessoas únicas que espero vir a encontrar um dia, adorámos e já temos saudades...
Agora é praticar em casa!

Deixo-vos também a receita que fiz para este bolo:
Numa taça coloquei 8 ovos e 400g de açúcar, mexi com a batedeira e de seguida adicionei 300g de manteiga amolecida, continuei a mexer. Depois fui acrescentando aos poucos o total de 400g de farinha e por fim uma colher de sopa de fermento em pó. Para dar uma cor avermelhada ao bolo adicionei umas duas a três colheres de café de corante alimentar vermelho.
Levei ao forno pré aquecido a 180ºC, num tabuleiro retangular e deixei cozer durante 1 hora, tendo o cuidado de ir verificando e para o caso de começar a corar muito em cima, coloquei folha de alumínio.


Depois de frio, cortei-o em duas partes e recheie com leite condensado cozido.

Espero vir a fazer muitos mais, pois é uma arte que adoro fazer mas também delicada e não muito fácil, porém é como em tudo, com algum tempo de treino e prática chegamos onde queremos. 


quarta-feira, 22 de maio de 2013

Dia da Biodiversidade


Aproveitando que hoje é Dia da Biodiversidade, apresento-vos o meu lado "biodiversível" estendido à varanda do meu apartamento. :) 
Como cá em casa adoramos frutos vermelhos pensei: porque não vê-las a desenvolver e a crescer mesmo à frente dos nossos olhos?
Escolhemos uma framboeseira e uma planta de mirtilos.
Se adoramos a Natureza, então deixemos que ela entre nas nossas casas que por mais pequenas que sejam, hoje em dia existem muitas ideias e formas giríssimas de a termos junto a nós.
Esta foi uma forma que arranjei de a ter junto a mim e ao alcance do meu olhar! :)

terça-feira, 21 de maio de 2013

Mousse de Chocolate


Sei fazer mousse de chocolate caseira com uma batedeira, mas desde que tenho a Bimby... Não sei, sai maravilhosamente bem, fica firme como se vê na imagem e é uma delícia!

Ingredientes: 100g de açúcar - 6 ovos - Umas gotas de sumo de limão - 1 pitada de sal - 200g leite - 150g manteiga - 300g chocolate culinária

Modo de fazer:
Pese o açúcar e reserve.
Coloque a "borboleta", as claras com as gotas de limão e o sal e programe 6 minutos, velocidade 3 1/2. Nos 30 segundos finais adicione através do bocal da tampa, 3 colheres de sopa do açúcar reservado. Retire a borboleta, deite as claras para uma taça e reserve.
Sem lavar o copo, deite as gemas, o leite, a manteiga e o açúcar restante e programe 5 minutos, temperatura 80ºC na velocidade 4.
Adicione o chocolate partido, deixe que amoleça e triture 15 segundos, velocidade 6.
Misture as claras com o creme de chocolate, envolva delicadamente e deite a mousse numa taça.
Leve ao frigorífico  por umas boas horas para que fique com uma consistência mais sólida.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Peru Divertido


Para começar bem a semana, nada melhor do que fazer um prato divertido, que para além das crianças adorarem, nós adultos também gostamos! :)

Simples e Divertido!

Grelhamos uns bifinhos de peru, fritamos batatas e cenouras em palitos e depois é só fazer uma cara divertida com maionese, mostarda e ketchup.

Delicioso!



domingo, 19 de maio de 2013

Bacalhau em cama de Migas com Batata



Um prato de bacalhau sabe sempre bem cá em casa e este então é um dos eleitos que volta não volta faço, apesar de sujar alguma loiça, mas isso é um pormenor à parte.

Torna-se um prato mais rápido de fazer, se tiver broa de reserva já desmiolada e congelada, se usar feijão frade já cozido e se cozer o bacalhau em primeiro para dar tempo de arrefecer um pouco para depois poder escolhê-lo de espinhas e peles.

Como fazer e qual a ordem de tarefas?
Primeiro coze duas postas de bacalhau em água quente com uma folha de louro sem o pauzinho e dois alhos entalados. Para poupar gás ou energia, eu costumo desligar após uns cinco minutos de já estar a ferver e deixo por mais uns quinze minutos com o tacho tapado.
Entretanto arranje uma couve pequena, cortando-a em tirinhas, depois leve-a a ferver em água temperada com sal.
Descasque também umas 5 batatas médias, corte-as em rodelas e leve-as a cozer num tacho à parte também com água e sal.
Enquanto as batatas e a couve cozem, escolha o bacalhau de peles e espinhas e desfaça-o em lascas.
Em seguida, prepare uns 5 dentes de alho, coloque uma quantidade generosa de azeite numa frigideira (cerca de 100 a 150ml), deite os alhos picados no azeite até dourar (com cuidado para não deixar torrar), depois adicione a broa ( 150g +-) e vá mexendo em lume brando. Entretanto escorra a couve e junte-a juntamente com uma latinha pequena de feijão frade já escorrido. Misture muito bem e tempere com sal (se gostar também pode colocar um pouco de pimenta). As migas já estão prontas.
Escorra as batatas já cozidas.
Por fim prepare duas cebolas cortadas em meias luas e leve a fritar em azeite suficiente para cubrir o fundo da frigideira. Quando as cebolas já estiverem moles e a começar a dourar acrescente uma colher de chá de colorau e envolva bem.
Já temos os nossos ingredientes todos prontos, falta apenas empratar, colocando primeiro as migas, depois as batatas, de seguida o bacalhau em lascas e por fim a cebola com o azeite de colorau.

Espero que gostem da minha sugestão. Bom Apetite!

A Minha Horta


Apresento-vos a Horta Tudo a Olho!!! ;)

A minha veia artística para as hortas nasceu quando comecei a namorar com o meu marido, pois ele vem e é de famílias que sempre deram muito valor a cada pedaço de terra que têm para ali poderem cultivar e ter de comer do melhor e mais puro que se pode colher.

Nesta nossa horta temos, alho francês, cebolo (vão dar cebolas), tomateiros, pepineiros, pimenteiros, rúcula, alfaces, courgetes, beterrabas e futuramente espero vir a ter couves de Bruxelas,  aipo, feijão verde e couve lombarda.

É uma paixão que tenho e que agradeço de Coração ao meu Amor!

sábado, 18 de maio de 2013

Arroz de Coelho


Este prato faz-nos pensar nele de véspera, pois é preciso colocar o coelho em vinha d´alhos umas boas horas!


Apenas precisa de ser bem regado com vinho tinto, temperado com uns generosos dentes de alho picados e duas folhas de louro, ao qual eu retiro o pauzinho do meio.

Se for para fazer ao almoço, eu faço a marinada à noite antes de me deitar. Se for para o jantar, faço a marinada à hora de almoço.
Coloco no frigorífico tapado com película aderente.

Na hora de fazer a paparoca, pico uma cebola e levo a refogar num fio de azeite. Junto o coelho com o caldo e alhos da marinada, à exceção das folhas de louro. Adiciono água necessária para cobrir e cozer o coelho e tempero com sal.
Deixo cozinhar durante uma meia hora em lume brando.
Depois retiro o coelho e reservo.
Ao caldo adiciono as ervilhas, deixo cozer por uns 5 minutos e acrescento o arroz carolino (umas duas a três tigelas) e o fígado do coelho. Se necessário adiciono mais água e retifico o tempero.

Num Tacho de Barro fica bem mais saboroso e medieval como eu gosto!


Espero que gostem!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Sopa de Alho Francês e Couve Flor


Hoje sugiro esta sopa deliciosa!

Como fazer?
Corte em tiras fininhas dois alhos franceses pequenos e refogue em mais ou menos 50 gramas de vaqueiro juntamente com 50 gramas de bacon em tirinhas.
Depois adicione 3 colheres de sopa de farinha e misture. Logo de seguida introduza um litro de água quente, um cubo de caldo de galinha e uma couve flor pequena já cortada em pedaços pequenos.
Deixe cozinhar por uns 15 minutos, retifique se o tempero está a seu gosto e junte-lhe duas colheres de sopa de natas.

Está pronta a seduzir muitos olhares! :)
Bom Apetite!!!

terça-feira, 14 de maio de 2013

Espetada Terra e Mar


Hoje sugiro uma espetada à qual dei o nome de Terra e Mar porque tem ingredientes tanto da terra como do mar.

O que é que tem de fazer?
Pegar em camarões crus sem cabeça e já descascados, bacon em tiras, ananás em pedaços, cebola em cubo e cogumelos inteiros, com estes ingredientes vai formar a sua espetada e grelhá-la em chapa ou carvão.
Para acompanhar, coze um pouco de esparguete aromatizado com um pouco de alho picado ou em pó e confeciona uma salada do mar da seguinte forma: numa picadora coloca umas 10 delicias do mar, umas 3 tiras de pimento verde, 3 tiras de pimento vermelho, um raminho de salsa, sal, vinagre (bastante se gostar) e um fio de azeite, tritura um pouco e está pronto.

Como faço a olho e ao meu gosto não especifico bem as quantidades, mas se tiver alguma dúvida é só colocar que eu respondo o mais breve possível.

Bom Apetite!

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Quiche de Frango


Adoro fazer uma quiche, pois dá para fazer mil uma combinações!

Lembram-se do Galo de Cabidela, pois é, sobrou carne e com ela fiz esta quiche deliciosa.
Peguei numa base de massa quebrada, coloquei-a numa forma de tarte, pré aqueci o forno a 180ºC e depois preparei o recheio.

Este foi assim:
Bati 4 ovos, adicionei 1 pacote de natas de 200ml, juntei o frango já desfiado, uma lata pequena de milho, pedaços de umas 20 a 30 azeitonas, um pouco de leite, sal, oregãos e alho em pó q.b.. Misturei tudo, recheei a tarte, enfeitei com 5 rodelas de chourição que tinha também a sobrar, queijo ralado e foi ao forno por 30 minutos, até dourar.

Uma receita muito prática e também a Olho como eu gosto.
Espero que gostem também.

domingo, 12 de maio de 2013

Arroz de Cabidela


E eis um Almoço digno de um Domingo!!!
Arroz de Cabidela!!!

O meu pai adora fazer criação de galos e galinhas e de vez em quando presenteia-me com um belo galo caseiro. 
Ora, eu acho que não há nada melhor para o saborear que um Belo Arroz de Cabidela!
Para quem não gosta com sangue, antes de adicionar o mesmo, retira um pouco do arroz guisado para uma travessa à parte.

Modo de fazer: Depois de ter o galo limpo, lavado e cortado em bocados, prepare um refogado de 1 cebola picada com um fio de azeite, numa panela de pressão. Regue com um pouco de vinho tinto e dê sabor com umas 3 a 4 colheres de sopa de polpa de tomate e sal a gosto. Acrescente os pedaços do galo, deite por cima água quente até tapar a carne, mexa para envolver os ingredientes e tape a panela de pressão.
Deixe ferver por 30 minutos ou 45, conforme o galo seja novo ou mais velho.
De seguida retire a carne, triture a água com os restantes ingredientes e acrescente o arroz  bom sucesso carolino conforme o número de pessoas que irá servir. Retifique de sal e água necessária à cozedura do arroz.
Quando o arroz estiver riginho mas cozido acrescente o sangue (Este já tem vinagre e sal, que foi colocado na taça no momento da extração, o que faz com que o sangue não colhe. Se colhar na mesma, acrescente um pouco de vinho tinto e triture.), mexa muito bem sem parar até ficar homogéneo e desligue o lume.
Aconselho a servir de imediato, pois este arroz é delicioso assim que é acabado de fazer, caldoso, cremoso... DIVINAL como o meu Pai diz!

Desejo um Excelente Domingo e um Ótimo Apetite!

sábado, 11 de maio de 2013

Profiteroles de Morango


E eis os Grandes Protagonistas deste Fim de Semana:

Profiteroles de Morango!!!

Já temos a massa choux ou profiteroles feitos, temos o nosso creme de morango feito, agora é só recheá-los e fazer a nossa pirâmide linda!

Cortamos os profiteroles com a ajuda de uma tesoura, pegamos no nosso recheio previamente colocado num saco de pasteleiro e recheamos-los.
Montamos a nossa pirâmide e decoramos com morangos e top de chocolate.

Dá um Vistão!!! Pena é que durem tão pouco!!!

Recheio de Profiteroles e Gelado de Morango


Porque não aproveitar que temos de fazer o recheio para os nossos profiteroles e fazer Gelado de Morango!? 

Em vez de pegarmos em apenas um pacote de natas, pegamos logo em quatro pacotes e ficamos com o recheio de morango para os nossos profiteroles e um gelado delicioso de morango para o dia seguinte ou para quando nos der os desejos.

O que fazer primeiro?
Aprendi que para umas natas bem batidas e firmes, o truque é colocarmos umas generosas gotas de limão e um pouco de açúcar sempre no fundo da nossa taça e depois as nossas natas.
Batem-se e de seguida junta-se uma lata de leite condensado e dois iogurtes de morango.
Por fim adicionamos mais ou menos 400g de morangos previamente triturados ou o molho de morangos que fiz para os crepes e congelei (fica mais docinho).
O nosso gelado está feito, é só levar ao congelador.


Para o recheio de morango dos nossos profiteroles apenas temos de dividir uma parte do nosso preparado para outra taça e adicionar-lhe 3 folhas de gelatina vermelha previamente derretida no microondas, mexendo muito bem para que fique uniforme.
Levamos ao frigorífico para solidificar, ficando como que uma mousse feita.

Massa Choux - Profiteroles


Esta é uma receita que apenas me aventurei a fazer após ter a minha Bimby, e desde aí fiquei fã e todos adoram.
Leva o seu tempo a preparar, mas vale muito só pelo prazer de estarmos a comer e a partilhar uma coisa que foi feita por nós.

Receita feita na Bimby/Thermomix

Ingredientes:
160g farinha
250g água
100g manteiga
1 colher chá de sal
1 pitada de açúcar
4 ovos

Preparação:
Pese a farinha e reserve. No copo coloque a água, a manteiga, o sal, o açúcar e programe 5 minutos, 100ºC, Velocidade 1. Junte a farinha de uma só vez e programe 15 segundos, velocidade 4. Retire o copo da base e deixe a massa arrefecer 20 minutos.
Bata os ovos à parte, e com a Bimby em funcionamento na velocidade 4, adicione-os através do bocal da tampa. Coloque a massa dentro de um saco pasteleiro (quando não tenho utilizo um saco de congelação) e deixe repousar durante 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180ºC e entretanto faça pequenos montes de massa, separados uns dos outros, num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Reduza a temperatura para 160ºC e leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos até ficarem dourados.
Deixe os choux arrefecerem dentro do forno, apenas com uma pequena abertura da porta do forno, auxiliando-se de uma colher de pau (como na imagem). Assim não vai correr o risco de eles baixarem e ficarem achatados.
Por fim só falta recheá-los, que tanto pode ser um creme salgado como pode ser doce.

Siga a minha sugestão de Profiteroles com Creme de Morango.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Arroz de Polvo

Receita Especial com Arroz Carolino Bom Sucesso


A minha mãe Gisela ofereceu-me alguns pacotes deste arroz, que adianto desde já, é um espetáculo, fica inteirinho e não empapado.

Aproveito também para participar no desafio do blog http://receitasseducao.blogspot.pt onde poderei ganhar um cabaz deste delicioso arroz com a participação de uma receita com o arroz Bom Sucesso.

Modo de fazer: Numa panela de pressão refogue uma cebola em azeite, de seguida coloque o polvo ou tentáculos e regue com um pouco de vinho tinto. Tempere com sal e uma folha de louro. Coloque água até cobrir e feche a panela.
Quando começar a ferver conte 15 minutos e desligue, deixe mais 5 minutos e retire o polvo.
Coloque arroz suficiente para o número de pessoas que irá servir e coloque mais água se necessário.
Corte o polvo em pedaços e envolva no arroz.
Transfira para uma travessa e sirva de imediato enquanto está caldoso.

Adoro!!!


quinta-feira, 9 de maio de 2013

Cordon Blue ao Meu Gosto


Podem utilizar para este prato carne de peru, de frango ou de porco.
E é ao meu gosto porquê?
Porque em vez de utilizar fiambre na cobertura, utilizei chourição que é mais guloso como eu! :)

Como fazer?
Pegue num bife ligeiramente retangular e certinho e coloque por cima duas fatias de queijo e três de chourição.
Dobre o bife ao meio, de forma a formar uma almofada e feche com palitos.
Bata um ovo num prato e noutro prato coloque pão ralado misturado com sal e alho em pó.
Passe o bife primeiro pelo ovo e depois pelo pão ralado.
Leve a fritar numa frigideira com manteiga Vaqueiro.
Repita este processo as vezes necessárias para o número de pessoas que tiver para o seu almoço.

Desta vez acompanhei com arroz de cenoura e couve-flor.

Bom Apetite!!!


Batido de Morango Light


Vai um Batido?

Logo pela manhã é uma solução rápida para quem não tem muito tempo.
Este Batido é muito bom para o trânsito intestinal, pois tem um ingrediente especial: Sementes de Linhaça.
É simples, num desqualificador coloca 200ml de leite magro, 4 morangos e duas colheres de sopa mal cheias de sementes de linhaça. Tritura até as sementes ficarem bem moídas.
E pronto um pequeno almoço completo e saudável! 

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Salada de Alface e Rúcula com Queijo Fresco


Hoje deixo-vos uma sugestão para o jantar. Digo para o jantar pois é uma refeição mais leve e ao almoço há que aproveitar para comer outros pratos mais pesaditos, pois a tarde é grande para gastar todas as calorias que injerimos! :)
E já agora deixo-vos este conselho precioso da minha nutricionista: Uma salada três vezes por semana e duas vezes de fruta até ficarmos saciadas (maçã, pera ou ananás) ao jantar. Assim o nosso jantar não tem hidratos de carbono que não fazem falta à noite. Isto fazemos semana sim, semana não para enganar o corpo! ;)  Na semana não, três vezes sopa ao jantar e nas outras duas uma refeição ligeira de carne ou peixe.

O que leva a minha salada de hoje?
Alface cortada em tirinhas, rúcula selvagem, um tomate chucha pequeno costado em cubinhos, um queijo fresco pequeno e para temperar, sal, alho em pó oregãos, azeite e vinagre!

Hum, adoro as cores e os sabores que se misturam todos numa harmonia perfeita!

terça-feira, 7 de maio de 2013

Caracóis de Queijo e Chourição


Estes caracóis para além de serem apetitosos também são muito versáteis, pois tanto dá para fazer um lanche, como para servir as umas visitas que apareçam em casa, em festas são um bom petisco e agora com a chegada do sol, são ótimos para um pic-nic ou para levar para a praia.
É uma receita que miúdos e graúdos adoram.

Do que precisa:
1 embalagem de massa folhada - 15 a 20 fatias de chourição - 10 a 12 fatias queijo

Preparação:
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Estenda a massa folhada, corte ao meio (para dar para duas porções), disponha o chourição e depois o queijo. Enrole bem apertadinho(como se estivesse a fazer uma torta) e cole com uma ponta de massa. corte em tiras e distribua num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve ao forno por cerca de 15 minutos até dourar.

Quando forem à praia digam-me para eu ir ter convosco! :)

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Bifinhos com Cogumelos Light


Ora aqui está a versão saudável e deliciosa de bifinhos com cogumelos que faço especialmente para mim quando estou de dieta, sem privar as outras pessoas que comem comigo de comerem os bifinhos com cogumelos tradicionais.

Se repararem, esta receita é o inicio da receita tradicional na versão carne grelhada na chapa e cogumelos salteados à parte em azeite, temperados com sal e alho em pó. A diferença que tem é que os meus cogumelos são retirados antes de adicionar as natas e o leite.

Para acompanhar, em vez do arroz ou massa (hidratos de carbono) acompanho com umas belíssimas couves em juliana cozidas em água temperada de sal e por fim salteadas num fiozinho de azeite com um dente de alho picado.

Dieta sim, mas com Sabor!

Bifinhos com Cogumelos


Esta é a minha versão tradicional de bifinhos com cogumelos que tanto acompanho com arroz como com massa esparguete, espiral ou outra que tenha na dispensa. A carne que utilizo também varia conforme a que tenha na minha arca frigorífica, ou seja, tanto utilizo porco, peru ou frango e uma vez por outra vaca.

Modo de preparar: Grelhe ou frite em manteiga os bifinhos previamente temperados com sal e sumo de limão.
Se os fritar, retire-os e no molho salteie os cogumelos e de seguida adicione um pacote de 200ml de natas e um pouco de leite para que o molho não fique muito grosso. Se gostar coloque também um pouco de alho em pó.
Se optar por os grelhar, numa frigideira à parte salteie os cogumelos com um fio de azeite e depois adicione as natas e o leite, tempere com sal e alho em pó.

Bom Apetite!

domingo, 5 de maio de 2013

Cake Design Especial Dia da Mãe!

Revelo-vos em primeira mão outra faceta minha que descobri há pouco tempo!
Cake Design!


Pois é, ando a fazer uma formação com a Eliana Vieira e estou a Adorar!
Esta foi a minha última criação, um queque muito docinho, que não teria coragem de comer pois é tão Lindo, tão Carinhoso, que só apetece ficar a olhar!
Este é especialmente dedicado a todas as Mães e especialmente à minha mãe Gisela!

Que a Vida Hoje e Sempre seja Muito Doce!

sábado, 4 de maio de 2013

Ameijoas à Bulhão Pato "a Olho"

Está um lindo dia de Sol e já apetece um prato com sabor a Mar!
Para quem ainda não fez o almoço ou ainda não sabe o que há-de fazer para o jantar, deixo-vos uma sugestão deliciosa e rápida de se confecionar.


As minhas Ameijoas à Bulhão Pato ficam prontas em 15 minutos.

Modo de preparar: Coloca-se um fio de azeite num tacho, junta-se uma cebola grande e uns 4 a 6 dentes de alho picados para refogar. Adiciona-se vinho branco a gosto (talvez uns 150ml), sumo de um limão pequeno e sal. Por fim colocam-se as anfitriãs, 1kg se for para 2 pessoas e mistura-se um pouco. Tapa-se o tacho e deixa-se ferver por uns 8 minutos. Eu costumo de espreitar e deixo ferver até que estejam todas praticamente abertas.
E voilá, com um pãozinho caseiro é um pitéu divinal!

Crepes com Recheio de Morangos

Uma Sugestão Doce para o Pequeno Almoço!!


Aprendi a fazer crepes com a minha avó e a minha mãe utilizando a batedeira, mas agora faço na Bimby/Thermomix o que é praticamente a mesma coisa, com uma diferença, o processo é facílimo.

Para os crepes: Coloque 250g de farinha, 500g de leite, 2 ovos, 1 colher de sopa de azeite e 1 pitada de sal numa taça ou no copo da Bimby. Bata durante 15 segundos à velocidade 6 até ficar uma massa homogénea e sem grumos.
Unte uma frigideira anti-aderente com óleo ou manteiga líquida com a ajuda de um pincel, para não ser excessivo, em cada fritura de cada crepe. Utilize uma concha de sopa para medir pequenas quantidades de massa, para que os crepes fiquem finos e todos mais ou menos do mesmo tamanho.

Para o recheio de morangos: Utilizando a Bimby, coloque 300g de morangos, 150g de açúcar amarelo e algumas gotas de sumo de limão no copo e programe 30minutos a 100ºC e velocidade colher. Triture 5segundos, velocidade 5. Coloque numa taça para arrefecer. Se desejar coloque numa taça com tampa e congele para outras ocasiões.

Utilizando o modo tradicional, coloque os ingredientes num tacho e leve ao lume durante 30 minutos, mexendo com uma colher.
Bom Apetite!


Esparguete à la Carbonara

Uma outra Grande Perdição Minha, Massas!!!


Esparguete à la Carbonara é um dos pratos de eleição!

É um prato que muitas pessoas apreciam e também fácil de fazer.
Modo de fazer: Corte umas 150 a 250g de bacon em bocadinhos e frite-os um uma colher de sopa de manteiga vegetal.
À parte, numa tigela, bata 3 ou 4 ovos com um pacote de natas (200ml) e tempere a gosto (eu coloco sal e alho em pó, pode também colocar pimenta).
Coza 500g de esparguete, escorra-o e adicione-lhe os ovos batidos com as natas. Mexa com um garfo e junte o bacon. Leve rapidamente ao lume só para prender os ovos com as natas e sirva polvilhado com queijo ralado a gosto.

Quem adora este prato como eu?

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Bolo de Banana e Chocolate

A Minha Primeira partilha tinha de ser Doce, Muito Doce!
Porquê?
Sou Gulosa, Muito Gulosa!
E Adoro Adoçar Todos os que me rodeiam!


O Bolo é um excelente exemplo de como faço as minhas criações a Olho!
E assim foi com esta maravilhosa tentação.

Coloquei 5 ovos caseiros na taça, juntei açúcar até achar que estava bom (entre 200 a 300 gramas), bati com a batedeira. Depois esmaguei 2 bananas, adicionei juntamente com 1 iogurte de banana, voltei a bater com a batedeira, juntei a farinha por duas vezes, também a olho (entre 250 a 300 gramas). A seguir coloquei um pouco de manteiga liquida (meia chávena) e por fim o fermento (1 colher de chá).
Untei uma forma de silicone redonda com manteiga liquida e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante uns 30 a 40 minutos. Tenho sempre o cuidado de verificar se o bolo já está cozido utilizando um palito.
Para o recheio e cobertura de chocolate utilizei a minha Bimby/Thermomix, onde aqueci a 70ºC  um pacote de natas (200ml) e depois adicionei uma barra de chocolate culinária (200gr), uma colher de sopa de geleia de marmelo e Vinho Moscatel a olho :) (umas duas colheres de sopa) e misturei até ficar homogéneo. Deixei arrefecer por uma meia hora.
Por fim a montagem do bolo. Cortei-o ao meio, recheie com o chocolate, tapei e cobri com o restante chocolate!
Quem olhou para ele não lhe resistiu e penso que acharam uma delicia, espero que gostem também. 

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Um pouco de Suspense e Tempo!

Quem já veio espreitar, reparou concerteza que ainda não publiquei nenhuma criação minha.
Mas penso que no inicio é sempre assim, existem muitas coisas para preparar antes de partilhar. E quem me conhece sabe que sou um bocado perfecionista, logo demoro um pouco mais de tempo a colocar todas as minhas coisas ao meu gosto.
Brevemente mostrarei um pouco de tudo o que gosto, adoro e amo fazer.
Por enquanto deixo o suspense no ar.
Até Breve!

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Uma Nova Criação, O Meu Blog!!!

Esta é mais uma Criação que estava à espera do dia para nascer!
E eis que nasce hoje como um bebé que precisa do amor, carinho e dedicação da sua progenitora (eu) e dos que o rodeiam (todos vocês que o venham visitar) para poder crescer sempre a sorrir!!!


O nome: Tudo a Olho



Escolhi este nome porque tenho tendência a fazer as minhas coisas a olho, principalmente na cozinha, que apesar de a maioria das vezes ter a receita à frente, acabo por transformá-la à minha maneira sem olhar muito a quantidades e colocando os ingredientes "a olho".

"Tudo a Olho" também tem muitos outros sentidos e significados que irei revelando a pouco e pouco...
Sugiro que me digam o que vos faz pensar o nome do meu blog e que partilhem comigo.
Dedico o Meu Blog aos Meus Dois Amores, razão do meu Viver e razão principal das minhas Criações!